O Universidade Federal do Rio de Janeiro Model United Nations consiste em um Modelo das Nações Unidas realizado na cidade maravilhosa, sendo este um evento em que estudantes universitários simulam o processo decisório e as regras de conduta de organismos multilaterais da ONU e de outras organizações internacionais. Os estudantes representam, então, diplomatas, ministros das relações exteriores ou chefes de Estado - em comitês que tratam de assuntos políticos internacionais atuais ou históricos - e, repórteres internacionais – nas agências de comunicação -, ou juízes e advogados – nas Cortes Internacionais.

Durante as simulações, os estudantes integrantes de Comitês da ONU participam de debates e redigem textos, objetivando a criação de um documento que resolva a questão colocada em pauta. Realizado de forma diferente, o comitê da Agência de Comunicação dá a possibilidade ao participante de representar jornalistas, seguindo a linha editorial dos jornais propostos, sendo responsáveis pela cobertura do evento. Enquanto que comitês de Corte Internacional seguem as regras e formalidades dos Tribunais, julgando determinados casos.

Organizado por uma equipe de cerca de setenta alunos da UFRJ, o evento será realizado na instituição, com a atividade de diversos comitês, durante quatros dias de sessões em tempo integral, coletivas de imprensa, confraternizações e cerimoniais.

Giovanna Barbastefano

Giovanna Barbastefano

SECRETÁRIA - GERAL

Saudações, modeleiros! Meu nome é Giovanna e curso o 3º período na Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). 

Como SG, minha função é gerenciar o evento em todos os seus setores – acadêmico, administrativo e de comunicação –, conectando tais núcleos para que o evento possa funcionar da melhor maneira possível. Porém, a equipe (ou família) UFRJMUN é a mais integrada possível, então não há estrutura hierárquica que se coloque a frente de um diálogo sempre ativo entre todos os organizadores do evento.  

 

Vejo os modelos diplomáticos como oportunidades de se compreender que todos somos, sim, capazes de mudar o mundo – começando pelo diálogo. O UFRJMUN é um evento democrático e inclusivo que busca cada vez mais ampliar seus horizontes na Modelândia brasileira, e fico muito feliz em saber que nossos caminhos em breve se cruzarão por lá. Nos vemos em outubro!

Giulliana Moreira

SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO

Olá! Meu nome é Giulliana mas pode me chamar de Giu. Não Ju, nem Giulia. Eu sou a primeira Secretária de Comunicação do UFRJMUN e me sinto muito honrada por isso. Eu tenho 21 anos e estou no 7 período de Jornalismo na UFRJ, sou fotógrafa e editora de vídeo. O UFRJMUN para mim, desde o primeiro contato, foi um espaço de aprendizado e crescimento! Com isso, buscarei passar a melhor imagem possível do UFRJMUN através das Redes Sociais, e transmitir todos nossos valores e amor ao evento - sempre seguindo as máximas de respeito, diálogo e  humanidade. Além de querer divulgar cada vez mais a modelândia carioca e brasileira para os que não conhecem ainda. Espero que todos curtam a edição de 2019, que está sendo feita com muuuuuito carinho. 

Naomi Ogata

SECRETÁRIA ACADÊMICA

Olá a todos, meu nome é Naomi Ogata. Eu tenho 20 anos e estou no quinto período de Direito na UFRJ. Eu nasci e fui criada no interior do estado de São Paulo, e só conheci as simulações de modelos diplomáticos depois de entrar na Faculdade, ainda no primeiro período. Desde a primeira vez, fiquei fascinada, e procurei me envolver tanto como participante quanto parte da organização. 


Nesse ano, eu estou  participando como Secretária Acadêmica, sendo minhas principais funções auxiliar e supervisionar a seleção de temas e comitês, bem como a produção dos guias de estudo. O mundo das simulações é incrível, e eu espero que todos aproveitem o evento. Nos vemos lá!

Gabriel  Libório

SECRETÁRIO ACADÊMICO

Olá! Me chamo Gabriel Libório, tenho 20 anos e estou no 5° período do curso Direito na UFRJ. Nascido no Rio de Janeiro, mas criado pelo Brasil, espero conseguir trazer um pouco de cada canto desse país para o URFJMUN.


Como um dos Secretários Acadêmicos, minha missão consiste em selecionar os temas dos comitês e supervisionar a produção dos guias de estudo; solucionando qualquer tipo de dúvida que eventualmente surja no decorrer do processo.


Por fim, ressalto a minha enorme satisfação em fazer parte da equipe. Acredito que juntos podemos elevar ainda mais o nível do UFRJMUN nesse ano! Conto com a participação, e empenho, de todos!

Tayan Agrela

SECRETÁRIO ADMINISTRATIVO

Muito prazer, queridos(as). Me chamo Tayan Agrela, mas podem me chamar de Tay, tenho apenas 20 anos embora aparento ter mais (ainda não sei se é bom ou ruim kk). Sou acadêmico de Relações Internacionais pela UFRJ e, nesta edição, sou Secretário Administrativo do UFRJMUN. 

 

Assim, minhas principais funções no evento são: pensar e coordenar da melhor forma a logística, supervisionar o staff, lidar com orçamentos e finanças, bem como organizar os cerimoniais, brindes e materiais necessários. Além disso, a tão esperada MunParty e outras sociais também são feitos por ninguém mais, ninguém menos do que eu mesmo.

 

Então, modeleiros sedentos, garanto que darei o máximo de mim! Vejo todos vocês em outubro para podermos aprender, crescer e nos divertimos muito! 

Luiz França

SECRETÁRIO ADMINISTRATIVO

Hello, hello, hello! Meu nome é Luiz França e sou Secretário Administrativo do UFRJMUN 2019. Tenho 24 anos e estou no 4º período de Relações Internacionais desta universidade que tanto amo, entretanto, minha história na academia vem de longe! Ingressei na UFRJ aos 18 anos para minha primeira experiência na graduação com o Bacharelado em Nanotecnologia (?!). Foram alguns anos de acúmulos de vivências que me fizeram entender que eu não pertencia ao “mundo das exatas” e que tinha melhores chances migrando de vez para outra paixão: o trabalho em organismos internacionais e o comércio exterior. 

Na última edição cumpri papel como Comissário Administrativo. Isso garante a confiança e o know-how de como trazer para você uma experiência única: desde a logística do local das simulações e das festas, ao kit de credenciamento e os mimos que só o modelo da UFRJ traz para você. E aqui está incluído O MELHOR COFFEE-BREAK/COQUETEL DA MODELÂNDIA BRASILEIRA, sim! Digo mais: como bom anfitrião e vegano que sou, decreto que haverá opções doces & salgadas cruelty free. Porque se solidariedade é um dos nossos pilares, não podemos ser seletivos quanto a isso. Aqui não trabalhamos com privilégios e todes são bem vindes!

Sendo assim, deixo aqui meu convite para que você possa estar conosco, em outubro deste ano, para mais esta edição do UFRJ Model United Nations. Garanto que será um final de semana regado de boas práticas e diversões que lhe proporcionará reencontros e novas amizades. Até!

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Olá! Meu nome é Giulliana mas pode me chamar de Giu. Não Ju, nem Giulia. Eu sou a primeira Secretária de Comunicação do UFRJMUN e me sinto muito honrada por isso. Estou no 7 período de Jornalismo na UFRJ, sou fotógrafa, editora e videomaker. Buscarei passar a melhor imagem possível do UFRJMUN através das Redes Sociais, e transmitir todos nossos valores e amor ao evento - sempre seguindo as máximas de respeito, diálogo e  humanidade. Além de querer divulgar cada vez mais a modelândia carioca e brasileira para os que não conhecem ainda. Espero que todos curtam a edição de 2019, que está sendo feita com muuuuuito carinho.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram