Entenda a questão do programa balístico nuclear da Coreia do Norte


No dia 5 de agosto de 2017, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) realizou um encontro para votar uma resolução que iria impor um pacote de sanções à Coreia do Norte. A penalidade foi utilizada após o uso de testes balísticos feitos pelo país. Tais sanções também foram impostas como uma forma de advertir a nação Norte Coreana a respeito das consequências da insistência em manter seu programa de mísseis e armas nucleares.

Desde de 2016, a Coréia do Norte vem realizando testes de armas nucleares e mísseis, tendo efetuado dois testes no mesmo ano. Em 2017, a nação fez diversos testes balísticos, principalmente nos meses de junho e julho. Sobre o teste do dia 4 de julho desse ano, o país anunciou que teria capacidade para alcançar qualquer parte do mundo. No teste do último dia 28, conseguiu atingir a zona econômica especial do Japão, caso que tornou-se um dos motivos da reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Durante a votação da resolução, que foi aprovada por unanimidade pelos países que estavam compondo a reunião do órgão da ONU, as nações que são aliadas históricas da Coréia do Norte (China e Rússia) se mostraram contra a política balística do Estado asiático. A justificativa do país em manter um programa balístico nuclear é poder ter independência política e militar frente às potências mundiais, não só seus inimigos tradicionais como Estados Unidos e Japão, como também de seus aliados Rússia e China. A Coréia do Norte também considerou que as publicações do presidente norte-americano Donald Trump nas redes sociais são um motivo para manter o programa.

A reunião do Conselho de Segurança foi uma tentativa de interromper esse programa de mísseis e armas nucleares da Coréia do Norte, propondo um rol de sanções econômicas, entre outros, para a nação asiática. Os líderes dos outros países estão preocupados com a instabilidade na paz que essa produção de armas de destruição em massa pode causar. Principalmente, os países que estão em volta do território norte coreano e que provavelmente sofrerão mais com esse conflito.


#clubedesimulação #ufrj #CoreiadoNorte #nuclear #EUA

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square