O holocausto gay na Chechência



Em Março de 2017, o LGBT Network, grupo ativista russo, denunciou a existência de um campo de concentração para gays na Chechênia. Segundo o grupo, sequestros, torturas e assassinatos contra gays têm sido mais recorrentes na região. Segundo o jornal russo Novaya Gazeta, mais de 100 homens foram presos e 3 foram mortos por suspeita de homossexualidade.


Na província de maioria muçulmana, a homosexualidade não é crime, porém desde 2013 há uma lei que impõe restrições severas às expressões públicas da comunidade. No país, há uma relação estreita entre a sharia (lei islâmica), o adat (conjunto de hábitos tradicionais) e a legislação da Federação Russa. Nas famílias, a homossexualidade é considerada uma vergonha, e não raro, comete-se ‘homicídios de honra’ para limpar a imagem da família. De acordo com o jornal O globo, em junho, 88% dos cidadãos locais apoiam a lei; e em abril, 35% dos russos acreditam que a homossexualidade é uma doença e 43% “a consideram um mau hábito, que resulta de falta de disciplina por parte dos pais ou é um sintoma de abuso sofrido na infância.”


O porta voz do presidente checheno Ramzan Kadyrov declarou: "Não se pode prender ou reprimir pessoas que não existem em público. Se essas pessoas existissem na Chechénia, as forças da lei não teriam de se preocupar com elas, porque os seus familiares se encarregariam de os enviar para um sítio de onde não pudessem voltar".


Nas redes sociais, a denúncias repercutiram através das hashtags #NãoSilencieOAmor #Kiss4LGBTQRights”.


No dia 13 de Abril, cinco especialistas independentes em direitos humanos da ONU apelaram às autoridades russas por uma investigação minuciosa das denúncias. Os especialistas informaram que estão em contato com as autoridades e acompanham de perto a situação.



#lgbt #treinamun #treina #ufrjmun #maio

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle

© Todos os direitos reservados, UFRJMUN 2019. Design by Maeli Galdino.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now