Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

TreinaMun - Venezuela #FND

May 3, 2017

 

 (Foto: UFRJMUN)

 

Não é nem um pouco fácil seguir a carreira diplomática. O caminho começa ainda na faculdade quando, imersos no conteúdo das aulas e das demandas da faculdade, os alunos também se dedicam a uma iniciativa estudantil amplamente praticada no mundo: os modelos de organizações internacionais. Encarregados de representar a posição de um país em uma das agências da ONU, por exemplo, os participantes aprendem os trâmites e condutas desses organismos. Mas, como ninguém sabe de tudo, também são organizados alguns ensaios como o TreinaMUN, realizado pela Sociedade de Modelos da UFRJ, o UFRJMUN. A última edição aconteceu nessa terça-feira, dia 18, no prédio da Faculdade Nacional de Direito.

 

Boa parte dos participantes eram alunos recém-ingressados na própria faculdade de Direito que foram chegando na sala 403 muito acanhados. Um dos organizadores, Vitor Marroni, descreveu um pouco o passo a passo para planejar um treinamento do gênero: "As coisas mais importantes para organizar o TreinaMUN, sem isso, o evento não acontece, são as polexs. É necessário definir um tema e escrever um texto sobre o mesmo. A pauta pode ser atual ou pode ser futurístico, mas deve ter alguma conexão com a realidade", disse o estudante, "Depois, a comissão organizadora faz uma lista de países que estejam conectados com o tema de alguma forma e lista as políticas externas de cada uma dessas nações", concluiu Marroni.

 

São essas polexs que irão nortear os novatos em como conduzir os seus argumentos. Jamaica, China, Uruguai, um a um, foram designados aos seus respectivos representantes. Mas, antes de começar, de fato, o treinamento, os organizadores propuseram um debate leve como uma "forma de quebrar o gelo". O pauta decidida foi "Qual o melhor fast-food?" e isso desinibiu os delegados de prontamente apresentarem seus argumentos. MacDonalds e Burger King foram os mais citados, mas, porque não, incluir Giraffa's, Subway e Big Bi na discussão? Tudo bem que ninguém chegou a uma conclusão concreta, mas a ideia era preparar todos os presentes para o assunto oficial, "A Atual Crise na Venezuela".

 

(Foto: UFRJMUN)

 

Os delegados são, um a um, colocados em uma ordem de discursos para que argumentem. A aliança feita entre os países sul-americanos ganhou corpo na discussão uma vez que os irmãos latinos, como Bolívia e Brasil, estavam ali para defender o governo legítimo de Maduro que não deveria ter sua soberania violada por golpes de qualquer gênero. Enquanto, claro, os países ocidentais, como França e Japão, defendiam o lado econômico da situação, independente de quantas pessoas estivessem sendo mortas em conflitos.

 

O debate foi amplo e os delegados fecharam a pauta animados e mais seguros para os próximos treinamos e, porque não, simulações. A UFRJ MUN segue fazendo treinamentos do gênero com o intuito de aproximar a iniciativa de outros cursos. A próxima edição será no campus da Praia Vermelha, no prédio do Instituo de Economia, tratando também na crise venezuelana. Todos os alunos podem participar e podem receber um certificado de participação que conta como horas extracurriculares.

 

 (Foto: UFRJMUN)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square